quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Como as coisas são? O que é a realidade?

Nessa postagem vou falar sobre uma coisa que deixou bastante assustada no início do curso de psicologia que foi a questão da realidade. Descobrir a verdade sobre a realidade desconstruiu muitas das minhas crenças me fazendo pensar de forma mais relativa as coisas dessa vida.

O que é a realidade? Será que ela é aquilo que a você imagina que ela seja? Como surgiu a realidade e como ela pode mudar?

Na época, descobri que a realidade não é única, não é uma coisa só. A realidade é construída por todos nós habitantes desse planeta. Ela é criada a partir das nossas relações, das nossas crenças, das coisas que a gente acredita etc. 


A Realidade é Criada a Partir das Nossas Relações, das Nossas Crenças, das Coisas que a Gente Acredita etc.

Então, a realidade não é uma realidade só, ela vai depender da percepção de cada pessoa, para cada pessoa existe uma realidade diferente e ela tem a ver com a percepção que ela tem das coisas, das pessoas, tem a ver com de onde ela olha (do seu papel social), a partir de quê ela olha (sua perspectiva), de que ponto de vista. 

Assim, não dá para dizer que a existe uma realidade, existem as realidades. Estamos tão acostumados com o funcionamento da nossa sociedade e com nosso cotidiano que a gente acha que tudo existe por si só e sempre existiu. 

A realidade acaba sendo como a água é para o peixe, ela existe, mas, para o peixe, que já está acostumado com ela desde que nasceu ele nem percebe. Do mesmo modo é a realidade, não a vemos, mas, ela tem uma grande influência na nossa vida. Por isso, para cada pessoa a vida é de um jeito, porque ela vai ter uma percepção particular e as coisas para ela vão funcionar de uma determinada forma para ela. 

Com isso, dá para perceber que as coisas não são iguais para ninguém, a sociedade não é a mesma para todo mundo e a forma de viver e ser afetado pela realidade vai depender da perspectiva de cada um, do ponto de vista de cada um e da forma de cada um interpretar as coisas, os fatos, os acontecimentos. 


Fiz um vídeo onde falo um pouco sobre a realidade. Você poderá assistir daqui dessa página, é só clicar na seta no centro da imagem.



Para finalizar, tem uma dica de livro bem legal sobre a realidade que li nessa época na faculdade. O livro é "O que é realidade" de João-Francisco Duarte Junior. 


livros de psicologia


E aí, você já pensou nessas coisas? Você já se questionou porque as coisas na vida são como elas são? O que você achou sobre o que acabou de ler? 

ARTIGOS