segunda-feira, 20 de abril de 2015

Coisas que você precisa saber antes de fazer psicoterapia

Iniciar uma psicoterapia pode trazer dúvidas e inseguranças para a pessoa que não conhece e não tem familiaridade com o tema. Pode ser um momento no qual surgem fantasias a respeito do processo psicoterápico e acerca do profissional.

Dessa forma, tem alguns aspectos interessantes de serem conhecidos e por isso, nesse post compartilho algumas coisas que penso serem importante que você saiba antes de decidir fazer uma psicoterapia. 

Iniciar uma psicoterapia pode trazer dúvidas e inseguranças para a pessoa que não conhece e não tem familiaridade com o tema. Pode ser um momento no qual surgem fantasias a respeito do processo psicoterápico e acerca do profissional.


Consultório de Psicologia Salvador
    • A psicoterapia não é para loucos e sim para quem tem coragem
    Muitas pessoas, por preconceito e falta de informação, acreditam que somente loucos devem fazer psicoterapia. Em primeiro lugar, o conceito de loucura é complexo, tem influências históricas e está ultrapassado, gerando mais preconceito contra pessoas que tem sofrimento psíquico. Assim, o termo mais adequado é dizer que a pessoa tem problemas psiquiátricos ou que tem grave sofrimento psíquico. Considero que decidir fazer psicoterapia é um ato de coragem, pois nos obriga a olhar e admitir nossas fraquezas, dificuldades, inseguranças e muitos sofrimentos.

    Psicóloga/psicólogo não tem bola de cristal  Acredite se quiser, mas, já teve gente me perguntando que ela estava pensando, como se eu tivesse bola de cristal ou lesse pensamentos.
    • Psicóloga/psicólogo não tem bola de cristal 
    Acredite se quiser, mas, já teve gente me perguntando que ela estava pensando, como se eu tivesse bola de cristal ou lesse pensamentos. Mas não é o caso na psicologia, se você quer resolver seu problema, sua questão, acabar com o sofrimento que lhe castiga, terá que falar sobre isso para que o que se passa com você seja entendido pelo profissional. 

    Não existe melhora de um quadro de sofrimento, seja pelo qual motivo for, sem o esforço de falar de coisas desagradáveis e nem sem lembranças de acontecimentos ruins. Na verdade, relembrar faz reviver a situação e essa revivência gera outras percepções, a consciência do que precisa mudar e facilita a mudança. É a mudança que vai promover a melhora do que lhe aflige.

    • Ninguém além de você mesma (o) sabe sobre você e sua vida
    Por mais que o profissional seja capacitado e tenha muitos títulos acadêmicos, ele sabe apenas o conhecimento técnico. Por isso, somente você sabe sobre si mesmo (a) e sobre a sua vida. Por isso, se você não concordar com algo que o terapeuta disse ou isso não fizer sentido para você, haja com sinceridade e diga que não concorda e que aquilo não faz sentido para você.

    Consultório de Psicologia em Salvador

    • O sucesso no tratamento psicológico depende do seu trabalho em parceria com o psicoterapeuta
    Muitas pessoas acham que só é preciso entrar em uma psicoterapia que todos os seus problemas irão se resolver, mas, isso é apenas uma fantasia. Na verdade, para ter bons resultados na psicoterapia é necessário muito trabalho e estar disposto a mudar o que é disfuncional nos comportamentos e na forma de se relacionar com o mundo. 


    O sucesso no tratamento psicológico depende do seu trabalho em parceria com o psicoterapeuta Muitas pessoas acham que só é preciso entrar em uma psicoterapia que todos os seus problemas irão se resolver, mas, isso é apenas uma fantasia.


    • Há um limite no alcance do trabalho do psicoterapeuta
    Nem todo conhecimento do mundo mudará a sua vida se você não fizer esforço. Nem o psicoterapeuta mais bem conceituado conseguirá algum resultado se você não se empenhar e não tiver desejo sincero de mudar. A melhora dos seus problemas depende da sua mudança de crenças, de comportamento, de formas de se relacionar e de hábitos.


    • Faça a psicoterapia por você, não para agradar outra pessoa
    Muitas pessoas procuram tratamento psicológico porque alguém com quem se relaciona colocou com condição a psicoterapia, como por exemplo (escola, casamento, família, trabalho), mas, se a pessoa não deseja, não adianta, a psicoterapia só tem bons resultados se a pessoa deseja e se esforça para superar os problemas.


    Psicoterapia em Salvador

    A decisão de fazer psicoterapia, por todos esses motivos de citei acima, deve ser única e exclusivamente da pessoa que terá que fazer o tratamento. Pois é ela que terá que se empenhar, ter coragem de falar de coisas que a desagradam e até que causam sofrimento, mas, apesar dessas dificuldades no percurso da psicoterapia, com certeza, quando a pessoa está aberta e dedicada, traz muitos bons resultados e restabelece o equilíbrio psicológico e emocional do paciente.

    ARTIGOS