segunda-feira, 6 de abril de 2015

Como saber se você precisa de psicoterapia

Muitas pessoas, quando ficam sabendo que sou psicóloga me perguntam se elas ou alguém que elas conheçam precisa de psicoterapia. E é algo pelo qual muitos colegas da área também passam.

Ter problemas, sofrimentos, angústia todo mundo tem ao menos uma vez. A vida é cheia de situações e acontecimentos que despertam muitos sentimentos, sensações, percepções em cada pessoa. Sendo assim, é impossível viver o tempo todo feliz ou triste, satisfeito ou insatisfeito, a cada momento vivido se sente, pensa ou percebe as coisas de forma diferente. 


Quem nunca passou por períodos de tristeza, de ansiedade ou de conflitos? Mas,  em alguns casos dá para conviver com a situação e seguir vivendo. Mas, muitas vezes, a dúvida é quando buscar ajuda de um profissional da psicologia.


Considero que o momento de procurar ajuda de um profissional da área é quando a dor, o sofrimento, a angústia é insuportável e quando começa a afetar as tarefas da vida cotidiana da pessoa. Por exemplo, quando a pessoa já não consegue descansar a cabeça, não consegue trabalhar nem comer nem dormir, se sente incapaz de resolver alguma problema, se sente muito infeliz, sente desespero etc. Nesses casos, é aconselhável não esperar mais e marcar uma consulta, ao menos, para saber a opinião do profissional sobre o caso.

bola de cristal

Claro que nenhuma psicóloga ou psicólogo tem bola de cristal e que não vai em apenas um encontro entender todo a situação da pessoa, mas, com alguns encontros para entrevista dá para ter uma noção do processo que está passando e dar uma devolução acerca do que é recomendável para o caso. 

Algumas pessoas costumam perguntar quais as consequências de não procurar ajuda profissional em casos de sofrimento psíquico. A principal consequência pode ser o agravamento do  quadro de adoecimento psicológico justamente por falta de tratamento adequado. 



Essa questão é muito séria, pois, na espera por melhora sem tratamento, muitas pessoas acabam precisando de um tratamento mais complexo, demorado e mais caro que envolve um trabalho multiprofissional entre o psicólogo ou psicóloga para fazer psicoterapia e um médico psiquiatra para prescrever a medicação.


Muitas pessoas acabam não procurando ajuda profissional por preconceito ou desinformação. Existe uma baixa procura por tratamento psicológico devido a alguns mitos como achar que psicólogo é para loucos, de que procurar ajuda de um profissional é um sinal de fraqueza ou que vai se tornar prisioneira do tratamento.

Saiba que, a psicoterapia é para qualquer pessoa que não consegue sozinha dar conta de questões que sejam difíceis para ela, pedir ajuda não é motivo de vergonha, é um sinal de sabedoria, coragem e auto amor e ninguém é obrigada a continuar a psicoterapia se não quiser e que quando a pessoa melhora ela tem alta.
Psicóloga On Line, Curso de Psicologia, Graduação de Psicologia, Psicoterapia, Como Sei que Preciso de Psicoterapia

Se você precisa de psicoterapia, não espere sua situação se tornar desespero, você não precisa passar por problemas sozinha ou sozinho. Com certeza tem um psicólogo ou psicóloga bem perto de você e que poderá te ajudar.

ARTIGOS