segunda-feira, 13 de abril de 2015

O que é e como é a psicoterapia

Quanto tempo leva uma psicoterapia? Quem faz psicoterapia? Quais os motivos de buscar uma psicoterapia? Quantas sessões vou ter fazendo uma psicoterapia? Essas e muitas outras perguntas e dúvidas pairam na cabeça das pessoas e por isso, nesse post vou esclarecer o que é e como é a psicoterapia. 

Psicóloga em Salvador

A psicoterapia é o tratamento psicológico que é realizado por um profissional formado em psicologia, que tem o registro no Conselho de Psicologia da sua cidade de atuação, é especializado em psicologia clínica através de pós-graduação ou formação em alguma abordagem psicoterápica como por exemplo a gestalt-terapia (abordagem com a qual trabalho), a psicanálise, a análise do comportamento, a terapia cognitivo-comportamental entre outras. 

psicóloga


A psicoterapia é o encontro entre duas ou mais pessoas (psicoterapeuta e paciente/cliente) que tem a intenção de entender algum aspecto da vida do paciente que o está incomodando ou lhe causando problemas e geralmente é o motivo que leva a pessoa a buscar ajuda profissional. A psicoterapia pode ocorrer individualmente, com casal, em família ou em grupo.

Dinâmica de Grupo

O motivo da pessoa buscar uma psicoterapia está relacionado a alguma dificuldade emocional, comportamental ou cognitiva. A pessoa pode apresentar alguma dificuldade emocional como crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas etc. Ou alguma dificuldade comportamental como medo de falar em publico, ter explosões de raiva, ter uma timidez que afeta a sua vida, ter alguma fobia, ter compulsão por comida, bebida ou drogas, por exemplo. Ou ainda apresentar dificuldades cognitivas como pensamentos depressivos, de morte ou de perseguição, ansiedade entre outros.

Terapia de Casal

A psicoterapia é uma oportunidade de avaliar pontos de vista, percepções e comportamentos que afetam a vida do paciente. O trabalho do psicólogo é direcionado assim para a mudança desses aspectos.

Todo psicoterapeuta embasa seu trabalho em uma teoria da personalidade e é vinculado a alguma abordagem psicoterápica que lhe fornecerão os conceitos que orientam a sua atitude frente a pessoa que lhe procura.

Todo psicoterapeuta embasa seu trabalho em uma teoria da personalidade e é vinculado a alguma abordagem psicoterápica que lhe fornecerão os conceitos que orientam a sua atitude frente a pessoa que lhe procura.

O trabalho na psicoterapia é um trabalho complexo porque envolve muitas etapas como a entrevista, o psicodiagnóstico, o trabalho para a promover a mudança do paciente/cliente, a avaliação dos resultados e a alta. Por isso, é importante pensar a psicoterapia em termos de processo psicoterapêutico. 

O processo psicoterapêutico não tem quantidade de sessões pré-determinadas, exceto nos casos de psicoterapia breve. O tempo de duração do processo vai depender do caso, do quanto o psicoterapeuta terá que mobilizar o paciente/cliente para a mudança necessária e o quanto o paciente/cliente estará disposto a encarar as dificuldades que irá sentir ao mexer em suas dores. 

Psicologia Clínica

A psicoterapia geralmente é realizada com sessões uma vez por semana com duração de 50 minutos cada sessão. Em casos graves, nos quais envolve muito sofrimento psíquico, traumas profundos ou risco de morte como em casos de ameaça ou ideação suicida, pode ter duas ou mais sessões na semana.

Os principais objetivos da psicoterapia são:
Restabelecer o melhor funcionamento psicológico possível para o paciente;
- Promover a compreensão do paciente sobre as causas do seu sofrimento, para que possa encontrar em si os recursos psíquicos para lidar com suas dificuldades;
- Desenvolver meios mais eficientes de agir no mundo, redefinindo os traços disfuncionais de sua personalidade;
- Auxiliar o paciente a solucionar problemas pontuais ou existenciais.

Depressão

Para finalizar, um aspecto muito importante é a medicalização pois ela gera muitas dúvidas às pessoas que chegam ao consultório de psicologia procurando tratamento. Nenhum psicoterapeuta ou psicóloga/psicólogo pode receitar nenhum tipo de medicamento. Se isso acontecer é ilegal. Somente pode receitar remédios é o médico, médico psiquiatra ou um médico que também seja terapeuta.

    Os casos que precisam ser medicados devem ser encaminhados pela psicóloga/psicólogo para um médico psiquiatra para ser realizada avaliação e receitado o medicamento necessário.

ARTIGOS