segunda-feira, 11 de setembro de 2017

3 coisas que você jamais deve falar em caso de morte e luto

O sofrimento pela morte de alguém nunca deve ser desconsiderado. O luto é um processo natural que todo mundo que perdeu alguém ou algo passa, envolve sentimentos e emoções, às vezes até controversos. Cada pessoa tem sua forma de lidar com a morte e seu tempo para superar e seguir em frente.


Psicologia, Psicoterapia, Psiquiatria, Morte e Luto


É muito doloroso e difícil de lidar com a perda, com o fato de que a pessoa nunca mais voltará, a saudade, a raiva, a revolta, e tantos sentimentos e emoções relacionadas à morte e ao luto, imagina passar por tudo isso ouvindo coisas que definitivamente não ajudam e não nos fazem nos sentirmos melhor.


Psicologia, Psicoterapia, Psicóloga em Salvador, Psicóloga, Atendimento Psicológico On Line, Orientação Psicológica On Line

Por isso, se você tem ou tiver contato com alguém que perdeu um ente querido, jamais fale essas 3 coisas:

  • Nunca diga "você tem que ser forte" - sofrer pela morte de alguém não é fraqueza, pelo contrário, fraqueza é esconder os sentimentos por medo de julgamento;
  • Nunca diga "você tem que lutar" - quem te disse que a pessoa não está lutando? Ela está lutando e tentando da forma que ela consegue, do jeito dela, no tempo dela. 
    • Nunca diga "não chore" - não chorar não significa que a pessoa não  está sofrendo. A pessoa que não chora uma perda está com embotamento afetivo, está bloqueando o contato dela com as emoções relacionadas ao acontecido e por isso, não significa que ela está lidando bem com a situação. Chorar é sinal de saúde mental, é colocar para fora o sofrimento para aliviá-lo.
    Por essas razões, não diga para uma pessoa em sofrimento pela morte de alguém o que ela deve ou não deve fazer, pois, o que é bom e serve para você pode não ser bom e não servir para os outros.

    Assista também esse vídeo sobre esse tema. É só clicar na imagem abaixo. Assista outros vídeos no nosso canal clicando aqui.



    Leia alguns artigos escritos por Julini:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá, escreva seu comentário expondo sua dúvida em relação ao assunto, dando sua opinião ou fazendo uma crítica construtiva. Não se preocupe, o que você escrever ficará entre nós, pois, os comentários serão mantidos privados para preservar a privacidade de quem deseja expressar sua opinião.

    ARTIGOS