sexta-feira, 18 de maio de 2018

O que é e como funciona o psicodrama

O psicodrama é uma abordagem de base fenomenológico-existencial criada por Jacob Levy Moreno, que possibilita ao cliente experienciar a sua existência, ampliando a compreensão de suas inquietações psicológicas-existenciais, trazendo para suas experiências, uma maior aplicação de sua espontaneidade e criatividade. 


Fonte da imagem: Gettyimages
Parte do princípio de que o homem é um ser inacabado e em constante construção de si mesmo e do mundo que o cerca, ou seja, o cliente é o seu próprio interprete, sendo sempre um corresponsável na construção de suas necessidades. Nas abordagens vivenciais, como no caso do psicodrama, a técnica e a teoria são secundárias em relação à pessoa,  a importância maior esta na relação terapeuta - cliente. 

Jacob Levy Moreno, fonte da imagem: Google
O método prático terapêutico do psicodrama, desenvolve-se com a utilização de diversas técnicas, propiciando a revivência do aqui e agora, experienciadas no momento, independente do “tempo” da sua ocorrência, podendo ter acontecido num passado ou ainda estar por acontecer.  O que configura o presente como sendo o momento psíquico em que se materializam as experiências, independentemente do tempo cronológico.

Fonte da imagem: Google
A dramatização é uma das técnicas mais conhecidas, até por estar embutida no nome da abordagem, porém não é a única. Hoje são relatadas mais de 200 técnicas, que podem ser utilizadas em variados momentos, segundo a necessidade de cada situação e de cada cliente. Entende-se a partir do conceito de teatro que o homem é o protagonista de sua própria história, com isso, irá trabalhar o papel que vem desempenhado ou deseja assumir, realizando descobertas e construções do “eu”.  



Fonte da imagem: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, escreva seu comentário expondo sua dúvida em relação ao assunto, dando sua opinião ou fazendo uma crítica construtiva. Não se preocupe, o que você escrever ficará entre nós, pois, os comentários serão mantidos privados para preservar a privacidade de quem deseja expressar sua opinião.

ARTIGOS